Notícias

Pika entra para lista de animais ameaçado de extinção

Um animal pequeno, sem rabo e com aparência de urso de pelúcia, vem preocupando cientistas do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, na China. O animal de apenas 20 centímetros foi encontrada pela primeira vez em 1983 nas áreas montanhosas do noroeste do país, durante estudos de doenças infecciosas e recursos naturais.O pequeno mamífero identificado como pika-de-Ili, vive a uma altitude entre 2.800 metros e 4.100 metros nas montanhas Tianshan, se alimenta de vegetação e parece ser solitário, pois não são avistados nem mesmo em par.Criatura não identificada é vista nadando em parque dos EUADepois de ver o pika-de-Ili pela primeira vez, foi mais difícil para o cientista e outros pesquisadores avistarem mais uma vez o animal. Foi só 30 anos depois, em 2014, durante uma expedição à cordilheira Tian Shan, que Weidong Li conseguiu registrar em foto o animal.
A dificuldade em encontrar o pika não vem apenas de seus hábitos solitários. O animal é extremamente sensível às mudanças em seu ambiente. Assim, a agropecuária, a presença cada vez maior de pessoas em seu habitat e as mudanças climáticas estão impactando negativamente as populações.Criatura bizarra é registrada por mergulhadores na Austrália
Sua população está estimativa de cerca de dois mil indivíduos da espécie em todo o planeta. Acredita-se, porém, que esse número esteja diminuindo cada vez mais, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Conheça mais sobre o animal:

Fonte: Diário do Pará 

Deixe aqui seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Acessibilidade